O que é CRM?
Para começar: o que é CRM? CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre CRM.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes , antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais nome, endereço, número de telefone, etc, e suas atividades e pontos de contato com a empresa , incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
O que faz o CRM?
O software de CRM não é apenas uma lista de contatos elaborada: ele reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
Um software de CRM:
- Rastreia ativamente e gerencia as informações dos clientes.
- Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo.
- Captura de forma inteligente os e-mails dos clientes.
- Simplifica tarefas repetitivas para que você possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo.
- Fornece recomendações e insights instantâneos.
- Expande e personaliza conforme o crescimento da sua empresa.
Com uma plataforma de CRM:
CRM e Vendas
Quando se pensa em CRM para vendas, estamos falando da parte de um CRM que se propõe ajudar sua empresa a vender mais em menos tempo. De forma inteligente, o CRM realiza tarefas simples de forma automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas.
CRM e as Etapas do Funil de Vendas
Você está familiarizado com o termo funil de vendas? Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. Por isso utilizar o CRM é tão importante para sua empresa. A melhor maneira de melhorar a eficácia do funil de vendas é controlando e registrando informações relevantes dos clientes. Para o seu time, o CRM significa uma solução para auxiliar na gestão do pipeline e otimizar todo esse processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma rápida, organizada e bem definida.
Sales Cloud: O CRM da Salesforce
Nossa solução pioneira em cloud computing é o Sales CloudAbre em uma nova janela. Como resultado de nossos esforços em aprimorar sua experiência, estamos posicionados como líderAbre em uma nova janela no Quadrante Mágico do Gartner há 13 anos consecutivos. Essa ferramenta proporciona uma grande variedade de funcionalidades e serviços que vão além do tradicional gerenciamento de relacionamentos, com ela é possível desenvolver aplicativos personalizados e customizados de acordo com as suas necessidades. Tudo isso por meio de uma visão 360 graus, de forma a otimizar a tomada de decisões.
CRM e Marketing
Estamos acostumados a associar CRM às vendas, mas o marketing também é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil.
A automaçāo de marketing é a utilização de ferramentas e soluções movidas pelas novas tecnologias digitais para automatizar todos os processos de marketing digital , eliminado tarefas manuais que geram muitos esforços e permitindo o monitoramento de todas as ações que geram pontos de contato.
Ela é uma aliada que ajuda os times marketing a ordenar prioridades e focar nas estratégias e insights que realmente importam, com agilidade e eficiência. As tecnologias digitais possibilitaram o avanço da automação de marketing que, por sua vez, abriu caminho para que as empresas pudessem se focar cada vez mais na jornada do cliente.
Tudo isso de forma personalizada para que clientes com diferentes interesses sejam impactados de forma ideal para chegar a um mesmo objetivo final: fechar mais negócios.
Marketing Cloud: O CRM de Marketing da Salesforce
Nossa ferramenta de automação, o Marketing Cloud é uma plataforma baseada em nuvem que disponibiliza jornadas relevantes e personalizadas em todos os canais e dispositivos , permitindo que os profissionais de marketing enviem a mensagem certa, no momento certo, em todas as fases do relacionamento com o cliente.
A minha empresa precisa de um CRM?
Se você ainda não tiver certeza se sua empresa teria benefícios com o uso da ferramenta, confira alguns sinais que indicam a necessidade de um CRM:
- Você tem equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão de fato juntas;
- Suas equipes de vendas estão frequentemente viajando;
- Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
- Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
- Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou "sistema de registros”;
- Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;
- Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;
- Você ou seu departamento de TI está sobrecarregado com solicitações de manutenção.